São José dos Pinhais renova parceria com a Fomento Paraná 31/03/2017 - 15:53

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, e o prefeito de São José dos Pinhais, Antônio Benedito Fenelon, conhecido como Toninho da Farmácia, renovaram, no dia 30 de março o acordo de cooperação técnica entre a Fomento Paraná e o município para manter o programa Banco do Empreendedor.

Pelo programa, o município se compromete a manter agentes de crédito credenciados para ofertar aos microempreendedores e empreendedores de pequeno porte linhas de financiamento para ampliação e melhoria dos negócios no município.

Desde 2011, empreendedores instalados em São José dos Pinhais já captaram mais de R$ 24,6 milhões em crédito da Fomento Paraná, por meio da Sala do Empreendedor, da Associação Comercial e Industrial e diretamente da Fomento Paraná. Destacam-se as operações da linha Banco do Empreendedor - Taxista para renovação de carros de táxi, que chegam a R$ 9 milhões em 270 contratos.

“São José dos Pinhais é referência no financiamento aos taxistas com nossos recursos. Os carros da frota não tem mais do que dois anos, e com isso oferecem conforto, tecnologia e mais segurança ao motorista e ao usuário”, disse Barbosa.

OBRAS - A Fomento Paraná deu início a uma série de visitas técnicas aos municípios. Além de renovar a parceria na área de crédito voltado aos empreendedores, as visitas incluem inspeções técnicas a obras em andamento com recursos do Sistema de Financiamento aos Municípios, que contratou R$ 1,2 bilhão para obras de infraestrutura e aquisição de máquinas e equipamentos nos últimos seis anos.

Apenas o município de São José dos Pinhais tem hoje R$ 33 milhões em obras em andamento financiadas pela Fomento Paraná. A principal delas é uma obra de R$ 14,4 milhões que inclui uma trincheira sob a BR-277, uma ponte sobre o rio Pequeno e a pavimentação de um trecho da rua Marechal Hermes. A obra vai criar um novo acesso entre os bairros Afonso Pena e Guatupê, melhorando a mobilidade das pessoas que vivem na região, além de facilitar também os acessos para as empresas instaladas na área.

Outra obra importante beneficia a Avenida Rui Barbosa, a mais importante via urbana do município, que está recebendo pavimento, rotatórias, vias marginais e outras melhorias em diversos trechos.

“A parceria com a Fomento Paraná é muito importante porque, através dela, podemos levar um serviço público de qualidade e melhorar a mobilidade urbana”, afirmou o prefeito.

Mais horas extras, carro novo, mais serviço

O motorista Cleverson dos Santos é morador de Colombo, mas está contente com as obras da rua Marechal Hermes, em São José dos Pinhais, onde ele trabalha como motorista operador, há um mês e meio. “Melhorou pra mim profissionalmente e vai melhorar para as pessoas. E já melhorou o salário, porque precisa fazer bastante hora extra. E como o serviço em geral estava fraco, essa obra acabou trazendo mais serviço. É bastante coisa boa”, diz ele

Ricardo Pires Reinaldo é taxista há 20 anos e já financiou dois veículos para prestar serviços de táxi em São José dos Pinhais. Ele gostou da experiência com a Sala do Empreendedor do município. “Fui muito bem atendido. O pessoal é muito ágil, dinâmico. É chegar aqui e ver a documentação que eles pedem, em dois dias já está tudo aprovado e pode tirar o carro”, contou ele. “E carro novo é dinheirinho no bolso. O custo do financiamento também é perfeito, dentro do meu orçamento. E o pessoal da Fomento é sempre muito transparente. Nunca deu nenhum tipo de problema”, completou.

Fernando Terra Duarte também é motorista e trabalha há três meses com um rolo compactador nas obras do entorno da Praça da Juventude. Ele também aprovou as obras. “Com essa crise, estava tudo muito parado. Com a obra, consegui emprego. Com certeza, melhora a renda da família. É muito bom”, diz ele.