Secretaria da Família mobiliza municípios na busca de famílias que têm direito a benefícios sociais 10/10/2012 - 11:05

No Paraná existem 5,8 mil famílias de 187 municípios que têm direito ao benefício do Bolsa Família e não estão tendo acesso ao programa. Segundo o coordenador da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social Nircélio Zabot, a localização destas famílias depende da focalização dos municípios em duas iniciativas: ampliação e atualização do Cadastro Único, usado para concessão do Bolsa Família. A ampliação de cadastros depende do esforço da gestão municipal em procedimentos de Busca Ativa das famílias em situação de pobreza, ainda não inscritas no sistema.

“Queremos mobilizar os gestores da Assistência Social e estabelecer parcerias com órgãos e instituições de todo Estado. A ação articulada é pela busca de famílias que se encontram em situação de extrema pobreza para que sejam inclusas no Cadastro Único e recebam benefícios a que têm direito”, disse.

Auxílio - Para auxiliar os municípios nesta busca, a secretaria da Família promove em parceria com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, a “Oficina Busca Ativa para inclusão de famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais”. O evento acontecerá no dia 30 de Outubro, a partir das 8h30, no auditório Mário Lobo do Palácio das Araucárias, em Curitiba e será coordenada pela técnica do MDS,Tânia Almeida.

Após a oficina, a partir das 14h30, será transmitida a webconferência sobre "Busca Ativa”. Outros membros da rede de assistência social do Paraná poderão assistir o treinamento pelo link . O e-mail de contato em caso de duvida é rendadecidadania@seds.pr.gov.br.

Também faz parte da mobilização a indicação de representantes de órgãos e entidades que desenvolvem ações com a população de baixa renda para estabelecer contato com a Coordenação Estadual do Cadastro Único/Bolsa Família na articulação e desenvolvimento das atividades locais de Busca Ativa.

O CadÚnico é instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, usado para focalização dos programas e benefícios sociais, planejamento e avaliação das políticas públicas voltadas ao atendimento desse público.

Instruções para acesso a Webconferência:

- Para assistir a Webconferência é necessário acessar o link: webcast.pr.gov.br/celepar/eventos/108;

- Ao acessar o link, deverá ser indicado o local e número de participantes. Com isto, será oportunizada a participação em Chat, bastando a identificação de nome de usuário (não é necessária senha);

- A velocidade da internet é que determinará a qualidade de som e imagem. Portanto, se muitos computadores estiverem ligados à internet ao mesmo tempo, principalmente baixando dados, a velocidade ficará mais lenta. Por isso, recomendamos o uso máximo de dois ou três computadores quando a internet não for muito veloz (um para assistir a palestra e outro para acessar o Chat, por exemplo);

- Internet à rádio ou conexão discada não são recomendáveis, apenas quando forem a única opção;

- É extremamente importante o acesso com antecedência o link para teste da Celepar: webcast.pr.gov.br/help.html Este link pode ser acessado a qualquer momento. Caso o vídeo seja transmitido com áudio e sem interrupções, significa que a conexão está boa o suficiente para a transmissão. Contudo, se persistirem problemas de conexão que inviabilizem a transmissão, verifiquem modem, cabos de rede, tentem reiniciar ou atualizar quantas vezes forem necessárias;

- A imagem não será transmitida em máxima resolução para não sobrecarregar o servidor. Contudo, a qualidade é suficiente para uma boa visualização.