Secretaria da Família realiza oficina sobre programas de inclusão produtiva 21/05/2014 - 10:24

Assistentes sociais e coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de 22 municípios paranaenses que aderiram ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de municípios da Região Metropolitana de Curitiba participam, em Curitiba, da Oficina de Inclusão Produtiva do Estado do Paraná. O evento foi realizado nos dias 20 e 21 de maio no Auditório Mário Lobo, localizado no Palácio das Araucárias.

Ao todo, 76 técnicos estão participando da oficina, que é promovida pela Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social. O objetivo do evento é oferecer informações aos municípios sobre as formas de acesso ao Pronatec e ao Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e, com isso, melhorar o atendimento ofertado à população.

“A inclusão produtiva é tema importante para a política de assistência social, pois oferta oportunidades de inclusão social via trabalho e renda”, disse o coordenador de Renda e Cidadania da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Nircélio Zabot. Para o coordenador, a inclusão produtiva pode garantir a superação das vulnerabilidades pessoais e familiares, mediante a conquista da autonomia e cidadania.

ESTRATÉGIAS E DESAFIOS – No dia 20 os participantes assistiram a uma palestra e discutiram, durante uma mesa redonda, sobre estratégias e desafios a serem enfrentados para ampliar os programas de inclusão produtiva. À tarde, os participantes foram divididos em cinco grupos, quando puderam apresentar as ações já implantadas, os avanços e dificuldades enfrentadas nos municípios onde vivem e trabalham. Nesta quarta-feira, será realizada uma webconferência que terá como tema “Estratégias para implementação do Acessuas no Estado”.

Zabot explica que a partir da oficina, o Paraná espera aumentar a adesão dos municípios ao Acessuas. A expectativa é que este ano o número de municípios participantes do programa chegue a 44. Para participar do Acessuas os municípios precisam ofertar no mínimo 120 vagas no Pronatec. Ao aderirem ao programa os municípios recebem recursos para o desenvolvimento de ações de mobilização, divulgação e acompanhamento dos cursos profissionalizantes ofertados.

A oficina teve a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), secretarias estaduais da Justiça e Cidadania e do Trabalho e Economia Solidária, Senai e Senac e Instituto Federal do Paraná.