Secretaria da Saúde discute implantação do Samu metropolitano 28/09/2011 - 10:55

Foi realizada no dia 27 de setembro, em Curitiba, uma oficina para discutir a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências) Metropolitano, que irá abranger os 29 municípios da 2ª Regional de Saúde (Curitiba). Na pauta estavam aspectos operacionais, como o tempo resposta para as ocorrências, rota percorrida pelas ambulâncias e hospitais adequados para receber pacientes em situação grave.

O diretor da 2ª Regional de Saúde, Matheos Chomatas, afirma que para o funcionamento completo do serviço é necessário integração entre Estado e municípios. “Podemos fechar questões, conceitos e parcerias para implantar o Samu com planejamento e eficiência” destacou.

Segundo Chomatas, uma assistência de qualidade ao cidadão está diretamente ligada à organização do sistema. As discussões contribuem para a formatação de uma rede eficiente de urgência e emergência no Estado. “São necessárias ações de prevenção e também de reintegração do cidadão à família e ao trabalho”.

O coordenador de regulação de urgências da prefeitura de Curitiba, Wilmar Bello, destaca que as equipes que trabalham no serviço devem ser altamente qualificadas e conhecer o sistema de saúde da região em que atuam. “Os médicos reguladores do Samu devem conhecer a rede hospitalar e os serviços disponíveis para encaminhar corretamente os pacientes”, afirmou.

Na oficina também foi discutida a integração do Samu com o Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência). “A unificação dos serviços é essencial para melhorarmos o tempo de resposta às ocorrências e atender a população com mais qualidade”, afirmou o major do Corpo de Bombeiros, Osni José Bortolini. “Já aconteceram casos em que os dois serviços atenderam a mesma ocorrência”, disse Bortolini.

ESTATÍSTICAS – O Paraná é o 5ª estado em mortes por acidentes no trânsito. Diariamente o Siate faz 79 atendimentos em Curitiba e Região Metropolitana. Destes, 50 são vítimas de acidentes de trânsito. “O atendimento deve ser imediato e qualificado, desde a remoção do local do acidente até a retaguarda hospitalar” afirmou Chomatas.

A Secretaria da Saúde está organizando a Rede de Urgência e Emergência em todas as regiões do Estado, e, até o final deste ano e início de 2012, oito Samus Regionais, dos 12 previstos para o Paraná, serão implantados. Os restantes estarão funcionando até o final de 2012.

Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de saúde de Curitiba e Região Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e profissionais da saúde.