Secretaria de Desenvolvimento Urbano investiu R$ 2,71 bilhões desde 2003 31/03/2009 - 10:40

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, apresentou nesta terça-feira (31), na Escola de Governo, 12 projetos que serão implementados em 2009 e 2010 para cobrir as diversas áreas de atendimento à população e mostrou as atividades de infraestrutura urbana realizadas desde o início do Governo Requião, num total de 3.804 obras e ações. Segundo Forte Netto, o volume de investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e suas vinculadas no período 2003-2010 chega a R$ 2,71 bilhões.

De acordo com o secretário, as realizações da Secretaria e de suas vinculadas Paranacidade e Comec - Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba beneficiam moradores de 383 municípios. “Com as obras em andamento e as ações programadas, vamos cumprir a missão que nos foi atribuída pelo governador Roberto Requião, que é levar aos 399 municípios paranaenses uma dinâmica de crescimento harmonioso, integrado, ambientalmente justo e, sobretudo, socialmente justo”, disse.

Entre as principais obras em andamento, Forte Netto destacou as do Hospital Regional de Ponta Grossa, do Centro Cultural Denise Stocklos em Irati, do Teatro Municipal de Cascavel, do Centro Esportivo de Ponta Grossa, do Ginásio de Esportes Afonso Pena em São José dos Pinhais, dos terminais metropolitanos de Campo Largo, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, da duplicação da Estrada da Ribeira, além da trincheira Avenida das Torres-Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais.

O secretário do Desenvolvimento Urbano informou que, graças aos financiamentos do Governo do Estado às prefeituras, foram pavimentados 2.162 quilômetros de vias públicas urbanas. Além disso, os financiamentos do Fundo de Desenvolvimento Urbano possibilitaram a construção de 77 praças, 182 barracões industriais, 61 creches, 33 postos de saúde, 47 ginásios de esportes, 66 escolas municipais, quatro hospitais, 26 terminais rodoviários e urbanos, nove parques, 41 postos de Bombeiro Comunitário (39 entregues e dois em fase final de obras) e 564 máquinas e equipamentos rodoviários. Forte Netto destacou ainda a conclusão de 181 quadras esportivas cobertas (20 estão em obras) e das 54 unidades de Saúde da Mulher e da Criança, além das 91 em construção ou licitação.

Forte Netto mostrou, na parte final da apresentação, 12 projetos para implementação em 2009 e 2010. Ele disse que foi elaborado para a Secretaria da Criança e da Juventude o projeto arquitetônico dos Centros da Juventude.Está prevista a construção de 30 unidades. Informou ainda que a Sedu/Paranacidade em parceria com a Secretaria da Saúde vai construir mais 157 unidades de Saúde da Mulher e da Criança, dentro do Programa Pacto pela Vida. E anunciou que a Sedu/Paranacidade vai construir mais 25 postos de Bombeiro Comunitário, numa parceria com a Casa Militar/Defesa Civil.

O secretário falou do Programa Escolas Municipais, numa parceria Sedu/Paranacidade-Secretaria da Educação, que prevê o financiamento de 100 escolas em municípios que apresentam estabelecimentos de ensino em regime de gestão compartilhada por Estado e município. Também parceria com a Secretaria da Educação, está sendo elaborado o projeto arquitetônico de 12 Centros Estaduais de Referência da Educação Básica e Profissional, que serão construídos em municípios com baixos indicadores socioeconômicos, privilegiando as regiões mais carentes do Estado. Além disso, a Sedu elaborou, para a Educação, o projeto arquitetônico de uma unidade de ensino que será construída em Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná.

Forte Netto mostrou também o Programa Estadual de Apoio ao Abastecimento Alimentar, que será implantado em parceria com a Secretaria da Agricultura. Trata-se da estruturação do mercado para produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar e orgânica, garantindo a oferta de produtos de qualidade à população paranaense, especialmente a de menor poder aquisitivo. Um dos principais pontos do programa é a construção de mercados municipais. Outro projeto apresentado foi o dos Parques Urbanos Municipais, a ser executado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e que prevê a construção de 200 parques mediante financiamento do Governo do Estado.

O secretário lembrou do PAC da Mobilidade da Região Metropolitana de Curitiba, que se destina a solucionar impasses no sistema viário da região. Estão previstas as construções de um corredor metropolitano e de vias de integração radial, bem como a criação de um Centro Metropolitano de Monitoramento Integrado para coordenar ações preventivas e emergenciais relativas à mobilidade. O programa, numa parceria Sedu-Comec com a Secretaria do Planejamento, contará com recursos do Governo Federal. Forte Netto disse em seguida que estão adiantados os trabalhos de planejamento para a implantação de uma rede de centros logísticos no Paraná, a começar pela Plataforma Logística de Guaíra. Ao mesmo tempo, informou, teve início a implantação da Área de Interesse Especial Regional do Rio Iguaçu, criada no ano passado pelo governador Roberto Requião, com o objetivo geral de promover a proteção, manutenção e recuperação ambiental e paisagística das áreas contíguas ao leito do Rio Iguaçu. A área terá um corredor botânico que vai das nascentes do Iguaçu, em Piraquara, até o município de Balsa Nova, numa extensão de 77 quilômetros.

Por último, Forte Netto apresentou o projeto final de Recuperação da Orla Marítima de Matinhos, que prevê a engorda de uma faixa de praia de seis quilômetros de extensão e obras de reurbanização.