Secretário fala sobre investimentos em simpósio e participa de reunião do Exército 20/05/2013 - 15:24

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014, Mario Celso Cunha, participou esta semana do I Simpósio das Instituições de Ensino Superior de Educação Física do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em palestra, Cunha abordou os investimento para o Mundial e falou sobre a importância da educação física no projeto Copa do Mundo. “O esporte é fundamental para construir uma sociedade mais saudável, pois 90% das doenças são causadas por maus hábitos alimentares e pela falta de exercícios físicos”.

Falando sobre os projetos da área, visando a Copa do Mundo, Mario Celso destacou que “mais de 500 professores de educação física participaram de um treinamento para o projeto Portas Abertas para a Inclusão - Esporte para Todos, uma parceria da FIFA com a Unicef, Fundação Barcelona e Instituto Rodrigo Mendes”. Este projeto é desenvolvido nas doze cidades-sede da Copa, com o objetivo de deixar um legado social, já quem promove a inclusão de crianças com deficiência por meio da educação física e o esporte escolar seguro e inclusivo.

Os investimentos do Governo do Paraná também estiveram na pauta da palestra. “O governo está comprando dois caminhões de bombeiros, categoria AP-2, para o aeroporto de Maringá, com investimento de R$ 540 mil, além de aplicar mais R$ 14 milhões para ampliação da estrutura atual e R$ 7 milhões para o pátio de aeronaves”, informou o secretário. A pista principal ficará 280 metros maior, chegando a 2.380 metros. Outro ponto em destaque foi a recuperação e conservação das estradas e as câmeras de segurança que serão instaladas e vão ajudar muito no projeto Copa, além da compra de novas viaturas da Polícia Civil e Polícia Militar.

O Estádio Willie Davis, de Maringá, já está incluído no Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções da FIFA. “Além do Centro de Treinamento, que deverá receber investimentos do ministério do Esporte para melhorias, também o hotel Deville já está qualificado pela FIFA para receber uma delegação estrangeira”, lembrou o secretário. “Nos próximos dias, uma comitiva do Exército Brasileiro visitará a cidade para avaliar a segurança para a Copa 2014”, explicou Cunha.

Antes da participação no Simpósio, o secretário da Copa foi recebido no gabinete da Reitoria da UEM pela vice-reitora, a professora Neusa Altoé. Também participaram do encontro a secretária municipal do Esporte, Maria Iraclézia de Araújo, o secretário de Obras, Fernando Camargo, o professor Décio Roberto Calegari, o assessor de Planejamento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Francisco Paulo Tratwein e o professor Alexandre Miyaki da Silveira.

EXÉRCITO – O comandante-geral da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, comandou nesta quinta-feira (16), ao lado do general Fernando Marques de Freitas e do coronel do Exército Rômulo Marinho, uma reunião técnica de trabalho sobre a preparação da Copa do Mundo 2013 no Paraná.

Participaram do encontro, na sede do Exército, os secretários estadual e municipal da Copa, Mario Celso Cunha e Reginaldo Cordeiro, o prefeito municipal de Curitiba, Gustavo Fruet, o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, o presidente da Comissão Estadual da Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge-PR), delegado Flúvio Cardinelle Garcia, e o secretário coordenador-geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara.

“Uma coisa é o treinamento e outra é aplicação prática. Nosso momento é de executar o que planejamos. Temos que estar preparados para que tudo corra bem e, por isso, é muito importante a integração que estamos vendo hoje”, disse o general Carbonell.

O general Freitas apresentou a definição dos protocolos entre Defesa Nacional e Defesa de Segurança Pública. “Estamos num momento fantástico, todos juntos, município, estado e país. O povo nos confiou esta missão e vamos contar com todas as instituições para o termos sucesso”, disse Freitas.

O secretário estadual da Copa lembrou os pontos de riscos no interior do Paraná. “As forças de segurança devem estar atentas para os locais turísticos, como Foz do Iguaçu, Vila Velha, Ilha do Mel e outros locais de grande concentração de pessoas”, disse Cunha. “Também estamos com planejamento nos 40 aeroportos do Paraná, além dos Centros de Treinamento de Seleções, espalhados por onze municípios paranaenses”, lembrou o secretário.

O secretário municipal da Copa fez um relato dos avanços em relação ao estádio e seu entorno, sobre a construção dos equipamentos temporários, fan fest e mobilidade urbana. “Estes avanços nós conquistamos graças ao apoio de órgãos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e de outros envolvidos. O desafio é grande, muitas vezes dependendo de orçamento, mas estamos no caminho certo, cumprindo todos os compromissos”, falou Cordeiro.

“Nós estamos concentrados nas seis sedes da Copa das Confederações, mas a partir de agosto vamos visitar estádios, Centros de Treinamento, o Parque Barigui e outros locais envolvidos no projeto Copa. Precisamos compartilhar cada vez mais as informações”, disse o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Nivaldo Odilon Binder.