Seminário discute Território do Vale do Ribeira 09/06/2011 - 16:10

Representantes dos municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco e Tunas do Paraná participaram no dia 08 de junho, na sede da Emater Paraná, em Curitiba, do Seminário para o Desenvolvimento Sustentável do Território do Vale do Ribeira. Entre os assuntos discutidos estavam o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na área rural, tema que vem ganhando cada vez mais força e espaço junto à sociedade e também o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da Região Metropolitana de Curitiba.

“Temos que nos preocupar com os desafios constantes da sustentabilidade. Acredito que o tema mereça uma discussão permanente, que nos ajude a buscar soluções criativas, propor e encaminhar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do território”, afirmou Norberto Ortigara, secretário da Agricultura e do Abastecimento.

O secretário lembrou que o Estado vem realizando estudos para remunerar os agricultores que mantiverem preservadas as nascentes protegidas em suas propriedades rurais. “Vamos estimular que seja feita essa compensação ao agricultor, beneficiando dessa forma regiões e áreas como o Vale da Ribeira”, disse.

Outro exemplo discutido no seminário foram alternativas de estímulo ao produtor para a preservação da mata nativa, e até mesmo os novos reflorestamentos de araucárias. Esses plantios de araucárias poderiam ser feitos em regiões degradadas, nas margens de rodovias, entre outros. Além de auxiliar no meio ambiente, o lucro com o comércio do pinhão acaba remunerando depois o próprio agricultor.

RMC

O coordenador da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara, ministrou palestra sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI).e sobre os projetos do PAC da Copa que estão sob responsabilidade da Comec. Como sugestão de desenvolvimento para o Vale da Ribeira, Rui Hara falou sobre a necessidade de realizar reuniões setoriais para discutir propostas e também abordou sobre projetos como aquicultura, agricultura orgânica e a instalação de empresas de tecnologia, que seriam descentralizadas.

VALE

Segundo o Sistema de informações Territoriais, do MDA, o Território da Cidadania Vale do Ribeira abrange uma área de 6.079,30 km². A população total do território, que tem sete municípios, é de 99.319 habitantes, dos quais 44.416 vivem na área rural, o que corresponde a 44,72% do total. O território possui 5.596 agricultores familiares e 12 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,69.

PARTICIPANTES
O encontro contou ainda com a participação do deputado estadual Élton Welter (PT), líder do Bloco da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa; do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Antonio Denardi; do presidente da Emater Paraná, Rubens Niederheitmann; dos prefeitos de Bocaiuva do Sul, Lucimere de Fátima Santos, de Doutor Ulysses, Josiel do Carmo Santos, e de representantes das outra cinco prefeituras que compõem o Vale do Ribeira. Fonte AEN