Seminário discute integração da Região Metropolitana de Curitiba 28/11/2011 - 11:50

Cerca de 300 pessoas participaram da abertura do Seminário Região Metropolitana de Curitiba (RMC) 2011 – Construindo Cenários, que foi realizada nesta segunda-feira (28) no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento, que se estende ate quarta-feira (30), é uma organização da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos (SMAM), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

“A integração é o caminho para vencer os desafios da região metropolitana e este seminário é importante porque vamos discutir soluções conjuntas para os problemas que atingem a metrópole”, disse o coordenador-geral da Comec, Rui Hara. Ele explicou também que este evento é um preparatório para os Diálogos Metropolitanos que vai revisar o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da RMC.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, lembrou que o PDI está completando 10 anos e precisa de uma atualização em função da nova realidade da metrópole, composta por 26 municípios e que reúne mais de 3 milhões de pessoas. “Cada município tem sua realidade e a integração depende da participação conjunta dos governos municipal, estadual e federal”.

Um dos problemas da região é a habitação, pois de cada 4 novos habitantes, 1 se instala na capital e 3 na Grande Curitiba. O presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, informou que está sendo formado um grupo de trabalho para construção de uma solução habitacional para a metrópole. “Há a preocupação do desenvolvimento integrado com qualidade de vida para a população”.

Com relação ao problema das enchentes, inicia neste ano um trabalho conjunto entre governo do Estado, Curitiba e cinco municípios da metrópole. “Será um plano de limpeza e desassoreamento para prevenir os problemas de enchentes que acontecem no verão”, disse o secretário de Assuntos Metropolitanos, Horacio Monteschio.

OFICINAS - No período da tarde foi realizada a III Reunião do Fórum de Secretários de Indústria e Comercio da RMC, e oficinas de saneamento ambiental e de sistema integrado de informações.

Na terça-feira (29) será realizada a oficina de planos diretores de habitação e a capacitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). E na quarta-feira (30) serão ministradas as oficinas de consórcios públicos, de logística e de educação socioambiental em bacias hidrográficas da RMC.

Participam do evento representantes dos 26 municípios que compõem a RMC, instituições governamentais e universidades.