Seminário metropolitano debate direitos das pessoas com deficiências 13/06/2017 - 11:38

A Lei Brasileira de Inclusão nº 13.146 foi criada em 2015 e implementada em janeiro de 2016. A lei protege a cidadania das pessoas com deficiência ao tratar de questões relacionadas à acessibilidade, educação e ao trabalho e combater o preconceito e a discriminação.
Para discutir a adaptação dos municípios da Grande Curitiba à lei, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Paraná (Abenc-PR), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), vai promover o 1º Seminário Metropolitano de Acessibilidade e Direitos das Pessoas com Deficiência. No di 12 de junho, o prefeito Rafael Greca foi convidado para o evento, que acontece nos dias 27 e 28 de junho. “Curitiba fica melhor cada vez que as diferenças diminuem e cada vez que a cidade se torna mais acessível”, afirmou Greca.
“No seminário vão se apresentar as necessidades que cada pessoa enfrenta, de acordo com a sua deficiência”, explicou o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Paraná (Abenc-PR), Gilson Fernando Gomy de Ribeiro. O evento acontece na sede do Instituto de Engenharia do Paraná.
O congresso terá palestra de especialistas e autoridades, como o desembargador do Trabalho Ricardo Tadeu Marque da Fonseca, o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel e o secretário Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César.
O diretor de políticas institucionais da Secretaria do Urbanismo, Antônio Borges dos Reis, será o mediador de um debate sobre as palestras apresentadas. “É importante tratar desse assunto com prefeitos e vereadores, pois é um tema que toca a sociedade como um todo”, disse Reis.
O seminário terá a prática das vivências em que os participantes são convidados a sentir "na pele" o cotidiano das pessoas com deficiências intelectual, visual, auditiva e física.
Participaram da reunião a coordenadora do direitos da Pessoa com Deficiências da Prefeitura, Denise Moraes, e o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, José Rodolfo de Lacerda.