Taxista de Quitandinha tem carro financiado pela Fomento PR 30/05/2014 - 15:15

O motorista de táxi Renato Mol, morador de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, acaba de adquirir um veículo Volkswagen Voyage 1.0, financiado pela linha de crédito Banco do Empreendedor - Taxistas, da Fomento Paraná.

“Peguei o carro em Curitiba e não deu tempo nem de emplacar. Já fiz quatro corridas”, conta o profissional. “Meus clientes estão contentes e a família ficou muito feliz com essa compra.”, diz ele.

Renato, que tem 46 anos e foi lavrador até os 30 anos, é taxista em Quitandinha há seis anos. Agora, com apoio da Fomento Paraná, ele conseguiu trocar um Fiat Uno ano 2005, que está chegando aos 300 mil quilômetros rodados. “Eu fui num banco, mas não gostei das condições oferecidas para o empréstimo. O gente de crédito da Fomento Paraná, que é meu amigo, me atendeu muito bem. A proposta é muito boa”, conta Renato.

O agente de crédito Rogério Raksa, que é funcionário da Secretaria Municipal de Assistência Social de Quitandinha, também está otimista. “Saiu o primeiro táxi e acho que vamos conseguir trabalhar com pelo menos metade da frota no município, pois muitos precisam trocar de carro para modernizar a frota”, diz ele.

Para o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, a parceria com a prefeitura de Quitandinha, que possibilitou ao Renato Mol trocar de carro para prestar o serviço de táxi, é mais um bom exemplo de política pública eficaz. “O Governo do Estado, por meio da Fomento Paraná, e com apoio da prefeitura, está levando o recurso até o cidadão, que assim pode ter mais qualidade em seu trabalho e mais renda em sua família. E os usuários de serviços de táxi ganham um serviço de melhor qualidade”, diz ele.

CRESCIMENTO – Lançada pelo governador Beto Richa em dezembro de 2012, a linha de crédito Banco do Empreendedor – Taxistas financiou 324 veículos em todo o Paraná, até abril de 2014. Outras 400 operações estão em análise para aprovação.

A linha de crédito é destinada a financiar a aquisição de veículos novos para a prestação de serviços de táxi, para conversão do veículo ao uso de gás natural veicular (GNV) ou ainda para adaptar o automóvel para transporte de passageiros com dificuldade de mobilidade.

É possível financiar entre R$ 3 mil e R$ 50 mil, conforme o enquadramento de cada processo. Os prazos para pagamento são de até 60 meses, com carência de até 75 dias para pagamento da primeira parcela. Podem solicitar o financiamento pessoas físicas, titulares de autorização, permissão ou concessão, devidamente registradas nos órgãos municipais que regulam a atividade.