Técnicos da Comec visitam a Prefeitura Municipal de Maringá 10/05/2019 - 14:30

Foto de todos na reunião em Maringá

Os técnicos da Comec Eloir Alberti Jr., Joacir Rodrigues e Raul Gradovski, estiveram reunidos com equipes da Prefeitura Municipal de Maringá, para conhecer os procedimentos adotados nos protocolos digitais da Prefeitura, especificamente nos assuntos relativos a planejamento urbano - loteamento, parcelamento, desmembramento de solo, entre outros.

Durante o encontro, foi apresentado o sistema utilizado pela Prefeitura no cadastramento, andamento e análise dos protocolos recebidos, para emissão dos pareceres e alvarás de construção. O sistema é utilizado desde 2014 e é considerado um modelo de referência neste processo.

A Comec já utiliza um sistema de protocolo digital, porém os documentos ainda precisam ser entregues fisicamente para a instituição, o que além de tornar o processo mais demorado, traz diversos transtornos para o usuário e também para a Comec. Com a visita, os técnicos puderam conhecer o sistema de Maringá em pleno funcionamento, tirar dúvidas e adquirir experiências, buscando o desenvolvimento de um sistema de protocolo digital e integrado, similar ao utilizado em Maringá, que possibilite atender os processos da Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo o Técnico Raul Gradovski, “o novo sistema poderá permitir que as prefeituras deem entrada nos protocolos à distância, agilizando os trâmites, além de permitir a emissão de pareceres com disponibilidade digital e a análise dos processos de forma totalmente eletrônica/digital, o que trará maior agilidade nos processos, além da eficácia e a redução no tempo de reposta para o requerente”, destacou.

Durante a visita, os técnicos receberam ainda um convite de uma reunião com a Secretária de Planejamento de Maringá, onde puderam trocar experiências nos casos de Parcelamento do Solo que compõem mais de um município, e puderam contribuir com sugestões de planejamentos adotadas pela Comec, que poderiam ser aplicadas no desenvolvimento da cidade de Maringá.

• maringa