Técnicos de municípios participam de reunião sobre o planejamento das cidades 23/03/2016 - 11:09

Técnicos de planejamento urbano, gestão urbana, fiscalização de parcelamento de solo e obras, membros do conselho do Plano Diretor, e da Procuradoria Jurídica, além de representantes da sociedade civil, participaram, no dia 22 de março, da reunião técnica do Plano Diretor Municipal e Parcelamento de Solo para Fins Urbanos, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, em Curitiba.

"Esta reunião mostrou que não basta querer fazer loteamentos sem planejamento, pois isso pode gerar problemas para o próprio município no futuro", disse o arquiteto e urbanista Rodolfo Luis Hanauer, representante de Campo Magro.

O objetivo da reunião foi orientar representantes dos municípios da Lapa, Campina Grande do Sul, Rio Negro, Rio Branco do Sul, Matinhos, Campo Magro, Itaperuçu, Mandirituba e Morretes para a construção de cidades sustentáveis por meio do fortalecimento e integração de parte da Legislação Urbanística que compõe o Plano Diretor Municipal: Lei de Parcelamento do Solo para Fins Urbanos - loteamentos, desmembramentos, condomínios urbanísticos, Lei de Perímetro Urbano, Expansão Urbana e Lei de Sistema Viário Urbano.

De acordo com o arquiteto e urbanista Michel Angelo Batisti Lozovoy, representante de Matinhos, a reunião foi produtiva. “Pude enxergar problemas que existem em outros municípios e que ainda não ocorreram na nossa cidade. Assim, podemos exercitar a prevenção”, disse.

A representante de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, contou que no seu município já existe o plano diretor, porém ele ainda não está em vigor. Para isso, é preciso que seja elaborado um plano para a regularização fundiária, que já está prevista no plano de ações. "Cerca de 98% dos loteamentos estão irregulares", afirma.

A reunião contou também com atividade mais interativa, chamada de Oficina Reforço, na qual os participantes mostraram diferentes situações de loteamento em mapas.

Para o arquiteto e urbanista Rodolfo Luis Hanauer, de Campo Magro, esta parte foi interessante para ver a realidade de cada município e mostrar como a situação de Campo Magro é única entre eles devido à dificuldade do parcelamento do solo, o que impede de fazer lotes pequenos, criando problemas para alojar famílias novas que vão surgindo.