Terceira reunião do Pró-Metrópole tem novos integrantes e grupos de trabalho 22/08/2017 - 15:14

A terceira reunião anual do Pró-Metrópole aconteceu no dia 21 de agosto e trouxe novidades. O presidente do comitê gestor do programa, o prefeito Rafael Greca, comemorou a entrada dos novos integrantes do comitê: a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a Associação Comercial do Paraná (ACP). “Temos a obrigação de criar uma estratégia comum” disse Greca. “Isso passa pela ideia da governança, pela atração de investimentos, pelo transporte coletivo integrado e passa também pela ideia de um mercado comum metropolitano.”
Reunidos no Salão Brasil da Prefeitura, autoridades públicas e representantes de entidades da iniciativa privada discutiram os rumos do programa, que visa integrar a Região Metropolitana de Curitiba. Na reunião também foram criados dois novos grupos de trabalho. O primeiro para o fomento do turismo na região e outro que vai consolidar um banco de dados metropolitano. O vice-presidente do Pró-Metrópole e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Hélio Bampi, lembrou que o desenvolvimento econômico foi o foco da reunião. “O prefeito Rafael Greca é um cidadão metropolitano com conhecimento profundo técnico e geopolítico”, elogiou Bampi.
Também foi estabelecido um fórum que vai unir os presidentes das comissões de urbanismo das câmaras municipais. O vereador Helio Wirbiski, presidente da comissão em Curitiba, será o presidente do Fórum. O secretário Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, ressaltou a importância de discutir as questões urbanísticas de forma integrada. “Os planejamentos urbanos de cada município têm que conversar entre si, por isso é importante que os municípios estejam próximos”, ressaltou.
Estiveram presentes o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta; o presidente da Faep, Ágide Meneguette; o presidente da ACP, Gláucio José Geara; o secretário municipal do Abastecimento, Luiz Gusi; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o secretário de Indústria, Comercio, Turismo e Trabalho de Colombo, Antonio Ricardo Milgioransa; o presidente da Comec, Omar Akel; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Marco Tadeu Barbosa; o presidente da Fecomércio, Darci Piana; o coordenador do programa de cidades da Fiep, Marcelo Antônio Percicotti da Silva; o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginald Reinert; e o diretor de relações institucionais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Antônio Borges dos Reis.
Grupos de trabalho- O Pró-Metrópole já tem formatados, em fase de trabalho, grupos para formação de um mercado comum metropolitano. O grupo junta o fomento às pequenas empresas às compras governamentais. Outras possibilidades vêm sendo estudadas, como o fomento ao potencial e polos produtivos de cada município, manejo do abastecimento de água.