Transporte coletivo: Terminais Roça Grande e Santa Cândida já tem integração
21/06/2017 - 15:35

Uma antiga reivindicação da população já se tornou realidade na quarta-feira (21 de junho): a integração do Terminal Roça Grande (Colombo) com o Terminal Santa Cândida (Curitiba).
Para efetivar a integração, o governo do Estado, através da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) implantou uma nova linha de ônibus, a S31-Roça Grande/Santa Cândida, que fez sua primeira viagem às 11h50, carregando cerca de 40 passageiros.

Com esta operação, os usuários de Colombo podem embarcar no Terminal Roça Grande e desembarcar dentro do Terminal Santa Cândida, onde se conectam com as demais linhas de ônibus sem pagar uma nova passagem. A partir do Terminal Santa Cândida poderão usar, principalmente, o expresso Santa Cândida/Capão Raso, o Ligeirinho Santa Cândida/Pinheirinho e o Interbairros III, chegando a outros terminais de Curitiba. Cerca de 3 mil usuários serão beneficiados com a nova integração.

A saída da primeira viagem da nova linha foi acompanhada pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, prefeita de Colombo, Beti Pavin, diretor-presidente da Comec, Omar Akel, presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), José Antônio Andreguetto e vereadores de Colombo.

“Estamos trabalhando para transformar a Grande Curitiba em uma só. A reintegração foi uma proposta de campanha que se efetiva com o apoio do governo do Estado”, disse o prefeito Rafael Greca ao informar que esta é a quarta integração com a região metropolitana desde que assumiu em janeiro. “Agradeço a parceria com o governador Beto Richa e também ao prefeito Greca por cumprir esse compromisso em curto período de tempo. A região metropolitana precisa ter políticas públicas com municípios integrados”, comentou a prefeita Beti Pavin.

Omar Akel disse que a população de Colombo pede a integração desde que o Terminal Roça Grande foi inaugurado, em 2009. “O governo do Estado quer fortalecer o desenvolvimento da região metropolitana e trabalhou pela integração. Infelizmente, na gestão municipal passada, não conseguimos efetivá-la mas agora houve a firme posição do prefeito Greca”.

LINHA - Diariamente circulam 10 mil pessoas pelo Terminal Roça Grande e cerca de 30% utiliza a Rede Integrada de Transportes (RIT) realizando o pagamento de uma segunda tarifa. Estes usuários desembarcavam ao longo do caminho para acessar outros terminais de Curitiba.

Nos próximos dias será feito um processo de calibragem operacional da nova linha, estando em pleno funcionamento na próxima segunda-feira (26). No horário de pico, serão ofertados ônibus a cada 20 minutos e, no entrepico, a cada 30 minutos.

Para acessar esta linha os usuários deverão ter dois cartões. Para embarcar no Terminal Roça Grande utilizarão o cartão metropolitano Metrocard e, no retorno, o cartão Urbs. O pagamento também poderá ser feito em dinheiro.

ESPERANÇA – Os moradores de Colombo estavam muito felizes com a nova linha, pois muitas pessoas que precisavam se integrar a RIT pagavam 02 passagens ou tinham um trajeto mais longo para pagar apenas uma passagem.

A nova linha não vai beneficiar apenas a população de Colombo. Nilza Rodrigues Boreto, que trabalha no Terminal Santa Cândida, mora no bairro Vila Prado, em Almirante Tamandaré. Para chegar ao trabalho ela demorava cerca de 50 minutos pois pegava o ônibus Vila Prado para se deslocar até o Terminal Barreirinha. Neste local, embarcava no Barreirinha/Boa Vista. Descia no Terminal Boa Vista e pegava o Santa Cândida/Capão Raso. Agora, com a linha S31-Roça Grande/Santa Cândida, vai embarcar no Maracanã/Cachoeira, descer no Terminal Roça Grande e embarcar na nova linha. Seu deslocamento será reduzido pela metade pois passará a ser de 25 minutos.