Transporte escolar de São José dos Pinhais tem vistoria unificada 30/09/2013 - 11:35

A partir de 30 de setembro, os veículos de transporte escolar de São José dos Pinhais passarão por uma única vistoria para receber a autorização para circular. A unificação é resultado de um convênio assinado no dia 27 de setembro entre o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da prefeitura da cidade.

“Agora, os veículos de transporte escolar passarão apenas pela vistoria realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais. A emissão da autorização estadual será feita em conjunto com a documentação municipal, dispensando que os prestadores desse tipo de serviço precisem se deslocar até a Ciretran para realizar a vistoria”, explica o diretor-geral do Detran Marcos Traad.

A autorização do órgão estadual de trânsito será emitida para os permissionários de uma linha de transporte escolar mediante o pagamento da guia requerente, que pode ser retirada no site do Detran (www.detran.pr.gov.br). A vistoria será realizada pelo Demutran. Se tudo estiver de acordo com o que prevê a legislação, o responsável receberá as autorizações na própria prefeitura, sem precisar ir ao Detran.

“A parceria é uma resposta positiva a uma antiga reivindicação da categoria e que vem trazer benefícios e comodidade aos profissionais do setor”, comemora o prefeito da cidade, Luiz Carlos Setim. O secretário de Transporte e Trânsito, Adriano Muhlstedt, disse que a vistoria única vai facilitar o serviço dos proprietários de veículos de transporte escolar, que trabalham com rígidos cronogramas de horários a cumprir.

O sistema unificado é o mesmo implantado há um ano entre o Departamento de Trânsito do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. “O Detran trabalha agora para firmar esse convênio em todas as cidades do Paraná que possuam trânsito municipalizado para poupar tempo dos profissionais e simplificar o processo”, afirmou Traad.

Nas demais cidades do Paraná, os prestadores desses serviços também podem obter a guia de pagamento pela internet, mas precisam ser vistoriados em uma Ciretran e também por um órgão municipal.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que para prestar o serviço de transporte escolar é obrigatório ter permissão estadual e a municipal de trânsito. As vistorias devem ser feitas a cada seis meses. A taxa da autorização estadual emitida pelo Detran é de R$ 37,50.

CONSULTA ONLINE - A situação de veículos prestadores de serviços de transporte escolar está disponível para consulta no site do Detran. Na página é possível ter informações sobre a autorização do veículo e saber se passou pela vistoria obrigatória dos itens de segurança e sinalização.

Com o número da placa é possível verificar se o transporte contratado está regularizado e devidamente equipado, com tacógrafo para controle de velocidade, extintores, cintos de segurança em todos os assentos e pneus em boas condições de uso. Para obter as informações basta acessar www.detran.pr.gov.br, clicar no link “veículos” e depois em transporte escolar na indicação “o veículo é autorizado? Consulte aqui”.