Tunas do Paraná recebe unidade do Cras 11/04/2012 - 10:10

O governador Beto Richa e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participaram no dia 10 de abril da inauguração de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade atenderá 2,5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Richa e Fernanda também entregaram um veículo e equipamentos de informática para o Conselho Tutelar do município, no valor total de R$ 29,3 mil.

“A área social é um dos principais focos desta gestão, principalmente o atendimento aos municípios que mais precisam”, disse o governador. A secretária da Família destacou a importância do Cras para a capacitação da população e a promoção do desenvolvimento local.

“O Cras é um instrumento importante de desenvolvimento social que vai permitir mais qualidade de vida para os moradores”, disse o prefeito de Tunas do Paraná, Jorge Luiz Martins Tavares. Construída com recursos do município, a unidade terá assistente social, pedagogo e psicólogo para atendimento à população.

Hoje, existem 475 Cras em funcionamento no Paraná. Até 2013, a rede será formada por 579 unidades. As unidades são construídas com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), por deliberação do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Cada Cras recebe investimentos de R$ 250 mil.

CONSELHOS TUTELARES – A entrega de um veículo e de equipamentos de informática para o Conselho Tutelar de Tunas faz parte de um plano que prevê melhorias nos conselhos tutelares de todo o Estado. Segundo Fernanda Richa, em 2011 foram destinados R$ 13 milhões do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para a compra de veículos e equipamentos de informática.

Segundo o prefeito Jorge Tavares, esta é a primeira vez que o governo do Estado faz esse tipo de repasse ao Conselho Tutelar. “O automóvel vai facilitar o atendimento feito pelos conselheiros nas comunidades mais afastadas”, afirmou.

Richa e Fernanda também assistiram a uma apresentação da Orquestra de Cordas de Tunas do Paraná, um programa social desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná, do Teatro Guaíra.

ESPALHE CALOR – Ainda em Tunas do Paraná, o governador e a secretária da Família e Desenvolvimento Social também participaram do lançamento da campanha de inverno Espalhe Calor 2012. A meta da campanha este ano é entregar roupas, agasalhos e cobertores para 200 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Paraná. A ação é promovida pelo Provopar Estadual e pela Rede Independência de Comunicação.

Em Tunas do Paraná, foram entregues 2 mil cobertores para as famílias cadastradas nos programas sociais da prefeitura. “É muito importante a parceria do governo para viabilizar esta campanha que garante um inverno mais aquecido para os paranaenses”, destacou Richa.

A população pode contribuir fazendo suas doações num dos postos de coleta abertos pelo Provopar Estadual e Polícia Militar. A presidente do Provopar Estadual, Carlise Kwiatkowski, destacou que a campanha atende preferencialmente os municípios que possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e localizados nas regiões Leste, Oeste e Centro-Sul do estado. Segundo ela, no ano passado a campanha atendeu mais de 180 mil famílias de 144 municípios.