Turismo sustentável de Curitiba, região metropolitana e Campos Gerais 07/04/2011 - 11:10

O coordenador da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Rui Hara participou da 2º oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Curitiba, Região Metropolitana e Campos Gerais. Este plano foi desenvolvido pela Equipe Técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (FAUEPG) e Secretaria de Estado do Turismo - SETU. O evento foi realizado no dia 06 de abril, no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Na ocasião foram apresentados o plano de ação e as estratégias para incentivar o turismo, foram validadas as ações com recursos do Prodetur e de outras fontes assim como as prioridades a serem desenvolvidas nos próximos 18 meses.

Foram analisados cinco componentes do Plano: * Produto Turístico ( planejamento, recuperação e valorização dos atrativos turísticos públicos para promover, consolidar ou melhorar a competitividade dos destinos), * Comercialização (fortalecer a imagem dos destinos turísticos e garantir a eficiência e eficácia dos meios de comercialização); * Fortalecimento institucional (em âmbito estadual e municipal); * Infraestrutura e serviços básicos (gerar acessibilidade no destino e dentro dele e satisfazer as necessidades básicas do turista em termos de água, saneamento, energia, saúde e segurança); * Gestão ambiental (proteção dos recursos naturais e culturais, além de prevenir e minimizar os impactos ambientais e sociais gerados pela atividade).