Urbs e Comec convocam comércio pra discutir horário de funcionamento 04/06/2020 - 14:14

A Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) vão convocar a Associação Comercial do Paraná (ACP) para discutir o horário de funcionamento do comércio para evitar aglomerações nos ônibus de Curitiba e Região Metropolitana nos horários de pico. Muitos lojistas não estão seguindo horários alternativos estabelecidos pela entidade, sobrecarregando o sistema de transporte em um momento em que é preciso manter os protocolos de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. A ideia é fazer uma reunião virtual nesta sexta-feira (05/06) às 16h.

Em Curitiba, a frota de ônibus opera com folga, mas mesmo assim tem registrado movimento de até 28 mil passageiros por hora em horários de pico, às 7h e 18h.

"A recomendação é que o comércio utilize horários alternativos. A reabertura é essencial para a economia, mas evitar a propagação da doença, especialmente agora com as temperaturas mais baixas, é uma responsabilidade que precisa ser partilhada também pelos empresários", diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Segundo ele, o movimento geral do transporte coletivo se mantém bem abaixo do registrado antes da pandemia. Na última terça-feira (2/6) foram 260 mil passageiros no sistema. Antes da chegada do novo coronavírus, circulavam 756 mil pessoas por dia no transporte coletivo da cidade.

"O movimento ainda está 65% abaixo de períodos normais. Mas operamos com 80% da frota para termos uma folga no sistema e evitar aglomerações", disse Maia Neto.

Região Metropolitana
De acordo com o presidente da Comec, Gilson Santos, o pico no número de usuários no transporte metropolitano é no início da manhã, com o movimento das pessoas que usam o ônibus para trabalhar em Curitiba. Mas depois das 8h esse fluxo reduz para menos da metade.

"Com um pequeno esforço, flexibilizando horários, o usuário vai encontrar um sistema totalmente diferente dos horários de pico e é essa compreensão que precisamos que todos tenham. Mas infelizmente, não é o que estamos observando. Os patrões não estão olhando com a devida atenção neste momento de pandemia para estas pessoas", disse Santos.

Reforço na frota
A orientação divulgada pela ACP é que os shoppings funcionem das 12h às 20h e o comércio de rua, das 10h às 17h. Com a reabertura dos shoppings, no último dia 25/5, a Urbs ampliou de 65% para 80% o uso da frota de 1,5 mil veículos. A Comec por sua vez estabeleceu a lotação máxima dos veículos em 65%.

Para evitar aglomeração, Urbs e Comec já adotaram uma série de medidas no transporte coletivo. Os ônibus das principais linhas só podem sair dos terminais com lotação controlada. Todos os terminais têm marcações para que os passageiros mantenham uma distância de, no mínimo, 1,5 metro entre si e há distribuição de folders com orientações sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, necessidade de manter o distanciamento e as janelas abertas nos veículos. Cartazes, faixas e painéis eletrônicos nos ônibus também trazem informações sobre a prevenção da Covid-19.

Fiscais e agentes da Guarda Municipal fazem o trabalho de orientação, que ganhou também o apoio do Exército desde o último dia 14 de maio. O trabalho, que duraria 10 dias, foi prorrogado.

A força-tarefa, que conta com a participação de 80 soldados, está concentrada – entre 5h30 e 8h30 – nos principais terminais da capital e da RMC. No fim do dia, entre 16h30 e 19h30, a cooperação entre Prefeitura e Exército é nas estações-tubo nas praças Carlos Gomes, Rui Barbosa e na estação Central.

Com Informações da Urbs: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/noticia/urbs-e-comec-convocam-comercio-para-discutir-horarios-de-funcionamento