Vale do Ribeira terá agência para desenvolvimento sustentável 04/02/2013 - 15:01

O Vale do Ribeira, uma das regiões mais carentes do Estado, vai contar com uma estrutura voltada ao desenvolvimento econômico e social das cidades e à melhoria da qualidade de vida da população. A criação do órgão foi definida em uma reunião no dia 01 de fevereiro na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que envolveu representantes do Governo do Estado, prefeituras da região, governo federal, empresários e investidores.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, disse que o modelo da Agência está em estudo e será definido em cerca de 30 dias. Ele adianta que não será governamental. A ideia é de que seja inspirada na Agência Terra Roxa, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada para buscar investidores na região Norte e Noroeste do Paraná. “É importante a criação de um órgão que articule esforços e una diferentes setores para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

A criação da Agência é motivada pela movimentação de empresários e investidores interessados em explorar os minérios da região, principalmente no município de Adrianópolis. Uma das empresas é a Margem Mineração (Supremo Cimentos) que está investindo R$ 340 milhões na construção de uma das mais modernas indústrias de cimento no Brasil em Adrianópolis.

Além da Margem, o Governo do Estado está com negociações adiantadas com outras três empresas do mesmo setor que devem investir cerca de R$ 1 bilhão na região e gerar perto de 10 mil empregos diretos e indiretos.

“São investimentos que terão um enorme impacto em diversos aspectos da economia e da sociedade da região. Queremos unir poder público, iniciativa privada, órgãos de classe, federações para trabalhar juntos por medidas que assegurem o desenvolvimento ordenado e sustentável de todo o Vale do Ribeira”, acrescentou Barros, ao ressaltar que o governo já vinha debatendo internamente o tema por meio de um grupo de trabalho que envolve diversas secretarias e órgãos estaduais.

MEIO AMBIENTE - A região, de relevo bastante acidentado, também possui o Parque Estadual das Lauráceas, comunidades quilombolas e rodovias de pista simples como a BR-476 e PR-092. “Essas características próprias do Vale do Ribeira e outros aspectos serão levadas em consideração na construção desse plano de desenvolvimento sustentável”, frisou o secretário.

Outro assunto debatido na reunião foi a elaboração de um estudo global dos impactos dos investimentos. O documento reunirá informações e dados de todos os empreendimentos interessados em explorar o calcário da região e ajudará na elaboração das licenças ambientais.

Participaram da reunião o prefeito de Adrianópolis, João Manoel Pampanini; o deputado estadual Reinhold Stepahnes Júnior; representantes das empresas Margem, Geo Planejamento, Plumbum, LCB Consultoria e Projetos, Votorantim, Prominer, Austério Mineração, Golden Mix, Cimento Tupi, Intercement,Paradiso/Labore, Plumbum entre outras e dirigentes e técnicos da SEIM, SEMA, IAP, Mineropar, DNIT e ITCG.