Votorantim vai construir refeitórios em escolas da RMC 29/05/2012 - 10:57

O governador em exercício Flávio Arns assinou no dia 28 de maio um acordo de cooperação com a Votorantim Cimentos para a construção de um refeitório na Escola Estadual José Pioli, em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. O convênio prevê a construção de uma quadra poliesportiva e de outros oito refeitórios em escolas municipais na cidade vizinha de Rio Branco do Sul.

As obras terão investimentos de R$ 1,8 milhão e serão entregues até dezembro. “Os poderes públicos e privados estão trabalhando para o fortalecimento da educação no Paraná. O governo tem um bom diálogo com a empresa Votorantim, o que tem gerado parcerias e investimentos importantes para o Estado”, disse Arns.

O governado em exercício destacou que o governo negocia com a empresa a duplicação da rodovia dos Minérios, que liga Rio Branco do Sul a Curitiba. “Sabemos da importância que essa obra terá para o desenvolvimento social e econômico da região”, disse Arns. Ele lembrou que a empresa colaborou com a construção da sede da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de Itaperuçu.

REFEITÓRIOS – O diretor de operações da regional Sul da Votorantim, Mário Fontoura, disse que a educação é a área social prioritária da empresa e que até o fim do ano prevê investir R$ 2,2 milhões em projetos sociais na região. “Esses refeitórios são resultados do entendimento com os governos estadual e municipais. Eles irão melhorar as condições de alimentação das crianças, trazendo mais saúde e qualidade de vida”, disse ele.

Os refeitórios terão 120 metros quadrados e capacidade para 200 pessoas. O prefeito de Rio Branco do Sul, Emerson Santo Stresser, explicou que uma das escolas incluídas no convênio também atende alunos do ensino médio, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação. “É um investimento importante para a região”, afirmou. Também assinou o documento o prefeito de Itaperuçu, Gerson Ceccon. Para o diretor da escola estadual José Pioli, João Robson de Cristo, a construção do refeitório irá melhorar as condições de higiene dos alunos. A escola tem 1.050 alunos, em três turnos.

PARANÁ COMPETITIVO – Em dezembro do ano passado, o governador Beto Richa assinou protocolo de intenções com a Votorantim para a expansão da unidade de Rio Branco do Sul. O investimento no projeto será de R$ 625 milhões e aumentará a capacidade produtiva da fábrica em 50%, passando de 4 para 6 milhões de toneladas de cimento por ano.

A empresa foi enquadrada no programa Paraná Competitivo, criado pelo governo estadual para atrair investimentos para o Estado com a concessão de incentivos fiscais. A ampliação da unidade irá gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos, além de 1.500 postos de trabalho durante a construção.

Fundada em 1936, a Votorantim Cimentos é atualmente uma das oito maiores empresas do mundo no setor de materiais de construção, como cimento, concreto e mineral. A unidade de Rio Branco do Sul já é a maior fábrica de cimento da América do Sul. A Votorantim comercializa mais de 40 produtos em fábricas localizadas em mais de 20 países, como Portugal, Estados Unidos, Canadá, Chile e Argentina. A empresa tem 12 mil funcionários e ano passado registrou receita líquida de R$ 8,9 bilhões.