VLT - Curitiba - São José dos Pinhais

Visando ampliar e modernizar o atendimento do transporte coletivo metropolitano na ligação entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, a AMEP celebrou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, para a prestação de serviços técnicos especializados para estruturação e modelagem do projeto de implantação de Sistema de VLT Metropolitano. A projeto deverá ser realizado por meio de uma concessão à parceiro privado que ficará responsável pela implantação, manutenção e operação do sistema.

Os estudo preveem duas alternativas de traçado que deverão ser estudadas. A primeira entre o aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais, seguindo pela Av. das Américas, Av. Marechal Floriano Peixoto e Centro Cívico de Curitiba, com aproximadamente 20km. E a segunda opção seguindo pela Av. João Gualberto até o Terminal Santa Cândida, em Curitiba, com aproximadamente 24km.

PROCESSO

Em 2023 a AMEP celebrou o Contrato 23.2.0174.1 com o BNDES, tendo como objeto  a prestação de serviços técnicos especializados para a estruturação e modelagem do PROJETO, a ser delegado à iniciativa privada por meio de CONCESSÃO.

  • Empresa contratada: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES;
  • Valor da contratação: o valor da remuneração ao BNDES é variável e seu cálculo é apresentado na cláusula quinta do contrato. A estimativa do investimento com a contratação é de R$ 12.210.309,04 (valor poderá sofrer alteração).
  • Prazo de entrega: 2 anos (dezembro de 2025) - conclusão da concessão.

LOCALIZAÇÃO

Mapa - traçado - VLT Curitiba - São José dos Pinhais