22 de março - Dia Mundial da Água 22/03/2019 - 16:50

Hoje, 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água, uma data criada com o objetivo de alertar a população sobre a clara importância da preservação da água para a manutenção de todo o ecossistema do nosso planeta. É um dia para nos informarmos, discutirmos, refletirmos sobre como podemos garantir a preservação deste bem tão precioso e, principalmente, agirmos.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec, possui um papel importante neste processo, pois está entre suas competências, constituídas por Lei (Lei Complementar 14), a coordenação e execução de programas e projetos de saneamento básico, aproveitamento dos recursos hídricos e controle da poluição ambiental.

Estamos na presidência do Conselho Gestor dos Mananciais, que é a instância responsável pela política acerca da qualidade ambiental das áreas de mananciais, assim como, participamos da composição das Câmaras Técnicas das APA’s, câmaras de apoio técnica do karst e comitê de Bacias do Alto Iguaçu e afluentes do Alto Ribeira.

Somos corresponsáveis por garantir a proteção dos mananciais e áreas de preservação ambiental de toda a Região Metropolitana de Curitiba - RMC, um trabalho complexo, que exige o envolvimento de governos, empresas e sociedade civil.

Na RMC, cerca de 46% do território é considerado área de interesse de mananciais de abastecimento público de água, definidas pelo Decreto Estadual no 4435/2016, e que garantem o abastecimento para cerca de 4 milhões de pessoas. É fundamental a compreensão por parte de todos os municípios integrantes da região e de sua população, na preservação destes mananciais respeitando a legislação.

A expansão urbana provoca impactos sobre a disponibilidade de recursos hídricos, podendo poluir mananciais, reduzir a capacidade de recarga dos aquíferos subterrâneos e aumentando riscos de desabastecimento de água e inundações.

Precisamos estar atentos e, principalmente, conscientes de que não respeitar as normas de uso e ocupação do solo trarão impactos severos para todo o ecossistema, o que inclui, obviamente, nós seres humanos. Impactos que já estão sendo sentidos em grandes cidades brasileiras como Fortaleza e São Paulo, por exemplo.

A preservação da água é uma grande discussão, que envolve desde pequenas medidas como fechar a torneira, reduzir o tempo no banho, até o planejamento do abastecimento público. Mas somente a participação de todos, em todas as esferas de decisões e ações, fará com que conquistemos o grande objetivo de preservar este bem tão precioso que é a água.

Nós da Comec estamos atentos e trabalhando todos os dias para isso, e contamos com vocês neste grande desafio. Muito obrigado.

Gilson Santos
Presidente da Comec