Limpeza e desassoreamento de rios para prevenir enchentes na RMC 22/09/2011 - 11:50

O Instituto das Águas do Paraná e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) começaram a promover reuniões para definir o planejamento da limpeza e desassoreamento de rios para prevenir problemas de enchentes que poderão ocorrer no verão em função do excesso de chuvas.

As reuniões estão sendo feitas setorialmente, por bacias hidrográficas, e a primeira foi realizada ontem (21 de setembro), na sede da COMEC, com a participação de representantes das Prefeituras de Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Colombo, Pinhais e São José dos Pinhais.

Neste evento foi formado um grupo, com representantes dos seis municípios, para definir as prioridades de desassoreamento nos rios Barigui, Alto Iguaçu, Palmital e Atuba. Cada município deverá fazer um levantamento das principais áreas que necessitam de limpeza e desassoreamento. De posse destes dados, o grupo vai definir os trechos prioritários que receberão as benfeitorias.

Além das reuniões setoriais para medidas emergenciais de prevenção às enchentes, o grupo pretende discutir também, numa segunda fase, a compatibilização de ações dos planos diretores de drenagem dos municípios da região metropolitana com o Plano Diretor de Drenagem da RMC elaborado pelo Águas Paraná.